JOANESBURGO - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos e hospitalizado em Pretória desde sábado (8), recebe tratamento por uma infecção pulmonar ao qual reage bem, informou a presidência do país em um comunicado.
"Os médicos concluíram os exames e estes revelaram o ressurgimento de uma antiga infecção pulmonar, pela qual Madiba (nome do clã de Mandela pelo qual é chamado popularmente) recebe um tratamento apropriado ao qual reage bem", afirma a nota.
Esta é a primeira informação oficial sobre os problemas de saúde do herói nacional sul-africano, que passou 27 anos na prisão durante o regime racista do apartheid, antes de ser libertado em 1990. Mandela foi eleito presidente em 1994.
Há quatro dias, as fontes oficiais se limitavam a afirmar que Mandela, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, estava bem e que não havia motivo para preocupação.
Em uma entrevista exibida nesta terça-feira (11), a esposa de Mandela, Graça Machel, afirmou que o ex-presidente perde aos poucos o brilho.
Graça Machel, calma e sorridente, não revelou informações sobre Mandela, mas disse que dá pena vê-lo envelhecer.
"Quero dizer que este espírito e este brilho desaparecem pouco a pouco", disse Machel ao canal eNCA.
"Vê-lo envelhecer é uma coisa que dá pena... Mas você entende e sabe que isto tem que acontecer", completou.