McLaren domina primeira fila e Massa larga em terceiro na Itália

08/09/2012 às 10:47.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:06

(DIMITAR DILKOFF/AFP)

A McLaren dominou o treino classificatório para o Grande Prêmio da Itália, realizado na manhã deste sábado (8). Superado apenas pelos britânicos Lewis Hamilton e Jenson Button, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) larga no terceiro lugar, seu melhor resultado na temporada.

Hamilton garantiu o primeiro lugar do grid de largada com a marca de 1min24s010. Massa flertou com o segundo posto do treino classificatório ao cravar 1min24s247, mas acabou superado por Button (1min24s133) nos últimos instantes da sessão.

Em baixa nesta temporada, o brasileiro não larga entre os três primeiros colocados desde o Grande Prêmio do Canadá-2011 - desde então, ele passou 24 corridas longe do topo do grid. Na Itália, ele superou o espanhol Fernando Alonso pela primeira vez em 2012.

Felipe Massa vive seu último ano de contrato com a Ferrari. Nas corridas que restam na temporada, o piloto brasileiro, ameaçado de perder seu posto na escuderia italiana, procura mostrar trabalho para garantir a renovação de seu vínculo o mais rápido possível.

O escocês Paul di Resta (Force India) fez o quarto tempo em Monza, mas acabou punido em cinco posições por trocar o câmbio e o alemão Michael Schumacher (Mercedes) herdou a posição. Os principais candidatos ao título tiveram uma performance abaixo do esperado no treinamento.

Atual líder com 164 pontos, Alonso cometeu um erro na superpole e acabou apenas na 10ª colocação do grid de largada. Com o baixo rendimento da Red Bull, o alemão Sebastian Vettel, segundo no geral com 140 pontos, começa no quinto lugar e o australiano Mark Webber, terceiro no campeonato com 132 pontos, parte em 11º.

O brasileiro Bruno Senna (Williams) também não teve sucesso na tomada de tempos. Ele registrou apenas o 14º lugar, mas ganhou uma posição com a punição do venezuelano Pastor Maldonado, seu companheiro de equipe, que perdeu 10 posições pela lambança cometida no Grande Prêmio de Mônaco.

Protagonista da confusão que marcou a etapa anterior do campeonato, o francês Romain Grosjean (Lotus) foi suspenso por uma corrida e vem sendo substituído pelo belga Jerome D’Ambrosio na Bélgica. Enquanto o finlandês Kimi Raikkonen garantiu o sétimo posto, o piloto reserva ficou apenas no 15º lugar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por