O mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, disse neste sábado (19) que a conferência da paz Genebra 2, ainda não concretizada, é o "único caminho para pôr fim à crise síria e apresentar aos sírios o caminho para uma solução política". Numa coletiva de imprensa conjunta com Nabil Fahmi, ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Lakhdar Brahimi disse que essa é a solução para fazer cumprir "as aspirações do povo sírio por liberdade, independência, unidade territorial e construção do que alguns apelidam de nova República da Síria".
A conferência de paz sobre a Síria Genebra 2 é uma iniciativa da Rússia, Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU), para tentar garantir uma solução política para a guerra civil por meio de negociações diretas entre o Governo de Damasco e a oposição.
Lakhdar Brahimi, enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, espera que o Egito cumpra o "papel natural como Estado líder da região, porque é um país que se preocupa com tudo o que acontece no mundo árabe, especialmente o que se refere ao sofrimento do povo sírio".
Para o enviado especial, "não há uma solução militar para a Síria" e a resolução da guerra no país passa por uma resposta política com a participação de "todas as partes implicadas no conflito".
A conferência da paz não tem ainda data marcada. (*Com Agência Lusa)