PEQUIM - Meio milhão de pessoas foram evacuadas no leste da China com a chegada do tufão Sulik, que provocou neste domingo (14) chuvas torrenciais, embora menos intensas do que as registradas nos dias anteriores.
O tufão Sulik atingiu a província costeira chinesa de Fujian com ventos de cerca de 120 km/h, mas já foi rebaixado para uma depressão tropical, segundo a agência meteorológica chinesa.
Cerca de 500.000 pessoas foram evacuadas em Fujian e na província vizinha de Zhejiang, e 5.500 soldados foram mobilizados.
De acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, cerca de 31.000 navios atracaram nos portos da região. No porto de Xiamen, caiu 24 centímetros de água entre sábado e domingo. Os rios da região transbordaram e ondas de até 10 metros de altura atingiram os diques da cidade de Ningde.
Sulik deixou dois mortos, um desaparecido e 104 feridos em sua passagem por Taiwan.
Cerca de 90 centímetros de água inundou a aldeia de Bailan (norte de Taiwan) em 48 horas e ventos de 220 km/h carregaram árvores e telhados.
Em agosto de 2009, o tufão Morakot, o pior na história do Taiwan, deixou 600 vítimas, a maioria delas vítimas de grandes deslizamentos de terra na região sul do país.