Mercado e Cras se unem para melhorar funcionamento

Jornal O Norte
25/02/2010 às 09:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:21

Janaína Gonçalves


Repórter

O mercado municipal de Montes Claros é considerado um dos principais pontos turísticos do Norte de Minas, pela diversidade de produtos e pelos restaurantes com as tradicionais comidas mineiras.

De acordo com a coordenadora do Cras – Centro de referência de assistência social rural, Geralda de Socorro Santos, além do bem-estar é preciso se preocupar também com a segurança dos visitantes. Diz que serão cadastrados 25 flanelinhas e será definido um destino para os diversos mendigos que aparecem pelo estabelecimento.

- A medida foi solicitada pelo secretário de Agricultura Roberto Amaral e visa realizar um novo cadastro, a fim de fiscalizar e averiguar quais dos jovens vão se enquadrar na avaliação, que agora contará com o apoio de dois assistentes sociais e de um psicólogo - diz.

Além disso, a coordenadora afirma que a coleta de dados também servirá para conhecer um pouco mais da realidade da família de cada jovem.

- Os flanelinhas trabalham na área externa do mercado, olhando os veículos, carregando feiras e lavando os  carros, mas a população precisa se sentir segura de que estes profissionais são prestadores de serviços cadastrados e identificados pelo mercado central - afirma.

Quem reforça a importância do projeto é o gerente Norivaldo Lopes Dias. Ele acredita que, com esta medida, mais pessoas visitarão o mercado.

- Hoje, diariamente, circulam pelo mercado cerca de 20 mendigos, e este é um problema social que deve ser diagnosticado e encaminhado aos órgãos competentes - diz.

Outra proposta é sensibilizar todos os feirantes e comerciantes para que as pessoas se sintam acolhidas ao vir ao mercado.

- Assistencialismo é prioridade dentro do mercado municipal - afirma o gerente.

Todo o trabalho conta com o apoio do presidente da associação dos comerciantes e feirantes do mercado municipal, Gildésio Ribeiro dos Santos, e do 1º pelotão da Aisp 98 da polícia militar. O processo começa a ser realizado hoje, com a abordagem educativa dos jovens.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por