A Mercedes-Benz lança no Brasil a nova geração do sedã Classe E, que chegou maior e mais qualificado para se posicionar num nicho onde concorrem Audi A6, BMW Série 5 e Jaguar XF. O modelo desembarca com três versões de acabamento, com preços que partem de R$ 309.900, na versão E 250 Avantgarde, e pode chegar a R$ 325.900 na Exclusive Launch Edition.
Depois de sete anos de mercado, o sedã incorporou novas tecnologias que o colocam a um passo da condução autônoma. Em tese, o modelo já poderia se conduzir, e conta com recursos como Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) que permite acompanhar o veículo da frente numa velocidade de até 210 km/h, monitores de faixa de rolagem, pontos cegos, pedestres, dentre outros equipamentos que permitem que a Merça trafegue até 60 km/h sem a intervenção do motorista. O recurso é muito parecido com o que equipa o Volvo XC 90, mas a marca não o oferece no Brasil por falta de homologação.
No entanto, se por questões burocráticas o refinado comprador ainda não pode viver como George Jetson, pelo menos não pode reclamar do espaço interno, que aumentou 6,5 cm na distância entre-eixos. O crescimento se deu em função da aproximação que o Classe C (que também ficou maior na virada de geração em 2014).
Um dos destaques do modelo são os faróis “Multibeam” (cravejados com 84 lâmpadas de LED, que se ajustam automaticamente quando há um veículo na direção contrária e direcionam o facho em a necessidade motor elétrico).
Entre os mimos, o sedã chega com rodas aro 18 nas versões Avantgarde e Exclusive. Já na versão Exclusive Launch Edition, as rodas são aro 19 e acabamento em madeira.
No entanto, em ambas versões o motor é um 2.0 turbo de 211 cv e 35 mkgf que, segundo a marca, permitem que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinja a máxima de 250 km/h. Já a transmissão utiliza unidade automática de nove marchas.