Minas agora pode contar com rede de biotecnologia

Jornal O Norte
21/11/2006 às 10:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:44

A RMBA - Rede mineira de biotecnologia para agropecuária é lançada em Minas Gerais. Segundo informações da assessoria, a Rede, que tem como o objetivo a capacitação tecnológica do estado de Minas Gerais nas áreas de Genômica Funcional, Genética Molecular e Biossegurança, visa dar suporte ao crescimento sustentável do setor agropecuário mineiro.

A será coordenada pelo Governo do Estado, por meio das Seapa - Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Compõem a Rede, além da Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora), Universidades Federais de Viçosa (UFV), Lavras (Ufla), Uberlândia (UFU) e escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV/UFMG).

Cinco princípios básicos vão reger a atuação das entidades que compõem a Rede mineira de biotecnologia para a agropecuária; atuar como unidades coordenadoras e sedes dos laboratórios centrais da rede, e estar abertas a todos os pesquisadores no Estado que desenvolvam trabalhos contemplados pelas prioridades da RMBA, visando aperfeiçoar a utilização da infra-estrutura de pesquisa e da massa crítica existente em Minas Gerais.

Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de pesquisa em Genômica Funcional, Genética Molecular e Biossegurança em outras instituições de P&D existentes em Minas Gerais, apoiando ações coordenadas e integrativas.

Facilitar a permuta de informações entre pesquisadores e a integração de metodologias entre os laboratórios. Interagir e buscar complementaridade com outras redes de pesquisa já apoiadas pela Fapemig com a finalidade de aperfeiçoar o uso da capacidade de P&D do Estado e evitar duplicidade de ações.  E Estimular a colaboração interinstitucional e o uso das modernas ferramentas da biologia na avaliação e utilização da diversidade genética existente nos biomas existentes no estado de Minas Gerais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por