Minas é líder em produção artesanal

Jornal O Norte
02/10/2009 às 09:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:12

Conforme dados do IMA- Instituto mineiro de agropecuária,  Minas ocupa o quarto lugar no ranking dos maiores Estados produtores de cachaça, ficando atrás de São Paulo, Pernambuco e Ceará. A produção nacional envolvendo a cachaça industrial e de alambique alcança 1,3 bilhão de litros por ano.

Na produção específica de cachaça artesanal, Minas está em primeiro lugar. Os 8.466 alambiques do Estado respondem por uma média de 230 milhões de litros por ano, ou quase metade da produção de cachaça artesanal brasileira. Segundo informações da Ampaq-Associação Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade, as regiões Norte, Jequitinhonha e Rio Doce respondem por 67% da produção mineira e a Região Metropolitana de Belo Horizonte detém a fatia de 14%. A atividade gera 240 mil empregos diretos e indiretos no Estado, em todo o processo produtivo, que compreende o plantio da cana até a fabricação e comercialização da cachaça.

A produção mineira tem o benefício de contar com o processo de certificação realizado pelo IMA, que oferece o selo da Cachaça Artesanal de Alambique. Segundo Márcia Silva, “o processo de certificação agrega valor ao produto, certifica a procedência de qualidade da bebida, comprova sua produção artesanal e abre oportunidades para a expansão no mercado nacional e internacional”.

De acordo com a assessora, Márcia Silva, o fortalecimento da atividade em Minas depende de medidas como o incentivo à legalização e ampliação do volume individual de produção. Destaca ainda a necessidade de investimento em qualidade, melhoria dos processos produtivos, tecnologia, responsabilidade ambiental e marketing, para que os consumidores tenham condições de avaliar a qualidade e diferenciar a bebida e possam pagar preços mais elevados. Além disso, a assessora indica a necessidade de uma melhor organização dos produtores, a fim de gerar benefícios para toda a cadeia produtiva. (Fonte: Agência Minas)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por