Minas Gerais recolhe embalagens para reciclagem ou incineração

Jornal O Norte
28/06/2007 às 16:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:08

Com 906 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas em suas unidades de recebimento, Minas Gerais segue entre os Estados com maior volume de embalagens enviadas para reciclagem ou incineração. Foram retiradas do meio ambiente 21% mais embalagens se comparado com o número registrado de janeiro a maio de 2006, quando foram processadas 747 toneladas. As informações são da assessoria do Inpev.

O trabalho de conscientização dos produtores rurais sobre a importância de destinar de maneira adequada essas embalagens, com benefícios para o meio ambiente e a saúde humana é potencializado com a participação em eventos dos setores agropecuário e ambiental. Na Expocafé, que aconteceu de 20 a 22 de junho em Três Pontas, os visitantes tiveram contato com os detalhes do processo de destinação final em todas as suas etapas e puderam esclarecer suas dúvidas relativas ao programa no estande da central de recebimento local, gerenciada pela ADRISUL – Associados dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul de Minas e pela AREA- Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos. Os materiais que ilustraram o sistema de destinação final de embalagens vazias foram cedidos pelo Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que representa da indústria fabricante de produtos fitossanitários.

Os dados positivos conquistados mais uma vez por Minas Gerais são fruto do total comprometimento da indústria fabricante, canais de distribuição e cooperativas, agricultores e  poder público Estadual de acordo com as responsabilidades estabelecidas pela Lei Federal 9974/00.

Em Minas Gerais, o poder público é representado pelo IMA- Instituto Mineiro de Agropecuária, IEF/Copam - Instituto Estadual de Florestas, FEAM -Fundação Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Agricultura, Emater-MG -Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas, Faemg -Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Ocemg- Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais.

BRASIL: RECORDE HISTÓRICO DE DESTINAÇÃO EM UM ÚNICO MÊS

Em maio, o Brasil atingiu o maior volume de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas em um único mês desde o início do funcionamento do sistema brasileiro de destinação final, em 2002. Foram 2.716 toneladas de embalagens devolvidas nas unidades de recebimento de todo o país, o que representou um crescimento de 89% em relação ao mesmo mês de 2006. O total de recipientes processados em maio representa 30% do que foi destinado nos cinco primeiros meses deste ano.

De janeiro a maio de 2007, o volume de embalagens devolvidas pelos agricultores nos postos e centrais de recebimento foi de 9 mil toneladas, 26% superior em comparação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por