Minas sem Fome com novos investimento

Jornal O Norte
05/08/2008 às 16:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:40

Carolina Marinho


Repórter

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais -Emater-MG, encerrou o primeiro semestre do ano com desempenho acima da meta nos principais programas e projetos. Em termos quantitativos, os destaques foram o atendimento a associações e cooperativas e ações de preservação do meio ambiente. Nos primeiros seis meses de 2008, o número de organizações rurais atendidas foi 63,8% superior ao previsto para o período, enquanto o de agricultores orientados em práticas ambientais ficou 16,23% acima do planejado. A Emater atendeu 222 mil agricultores no período.

Além de ampliar o atendimento aos produtores rurais em Minas Gerais, a empresa obteve economia média de 17% nos gastos, no primeiro semestre do ano, em relação ao orçamento previsto, com o uso de modernas ferramentas de gestão.


-Estamos conseguindo atender com mais qualidade e com melhor utilização dos recursos públicos - afirmou o presidente da empresa, José Silva.

PROGRAMA

O Minas Sem Fome tem o objetivo estratégico de garantir a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão de pequenos agricultores e pecuaristas na cadeia produtiva. Os beneficiários são pessoas principalmente da área rural, em situação de vulnerabilidade social, organizadas por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, com projetos de interesse coletivo.

ATENDIMENTOS

O projeto é executado por meio da Emater, e atendeu, de janeiro a junho, 11.354 produtores rurais, em capacitação na área de segurança alimentar. Outro destaque em 2008 é o Programa de Melhoria da Qualidade do Leite, que até junho já atingiu a marca de 975 famílias beneficiadas com a entrega de 45 tanques de coleta e resfriamento de leite.


 


Esses equipamentos atendem a grupos de pequenos produtores organizados em associações ou cooperativas, que assim podem manter por mais tempo o leite em condições adequadas de consumo e obter preço melhor pelo produto. Há a previsão de entrega de mais 21 tanques a partir de outubro de 2008, após o período da campanha eleitoral.

SEMENTES

Ainda na abrangência do Minas Sem Fome, está prevista, também a partir de outubro, a entrega de sementes para implantação de lavouras comunitárias, com benefícios para 62 mil agricultores. Em outra vertente do projeto, de formação de pomares, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas para 19 mil famílias a partir de novembro de 2008.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por