A região Sudeste concentra 77 das 100 escolas do país com melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Mas quem se destacou mais uma vez mesmo foi Minas Gerais, que possui sete das 20 escolas com melhor nota. A lista foi divulgada na tarde desta segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A escola com a nota mais alta foi o colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, com uma média de 741,94 na parte objetiva da prova. Em segundo lugar vem a primeira instituição mineira, o Colégio Bernoulli, unidade Lourdes, que mais uma vez se destaca na avaliação. As demais instituições de ensino de Minas que se destacaram entre as 20 melhores do país foram: Colégio Santo Antônio, de BH, em 5º; Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, em 9º; Coleguium, de BH, em 10º; Colégio de Aplicação da UFV - Coluni, de Viçosa, em 12º; Colégio Santo Agostinho, de BH, em 15º; e Colégio Magnum Agostiniano - unid. Nova Floresta, BH, em 20º.
A divulgação deste ano contou com algumas novidades. A principal foi a classificação do índice socioeconômico da escola.
No nível classificado como Muito baixo, a mais bem posicionada foi uma escola estadual do Ceará - a Escola de ensino médio de Aiuaba, na cidade de mesmo nome. A unidade teve média 474,32 na parte objetiva - e ficou como 11.004º posição no país.
20º) Colégio Magnum Agostiniano - unid. Nova Floresta (Belo Horizonte/MG) - privada - 694,80
(* Com Agência Estado)