O número de cidades em em situação de anormalidade por causa das fortes chuvas chegou a 100. Conforme o boletim da Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira (20), nas últimas 24 horas, mais quatro municípios — Itaguara, Bonfinópolis de Minas, Galiléia e Nova Serrana — se juntaram à lista de municípios em situação de emergência.
Conforme o documento, que enumera os danos causados no período chuvoso, iniciado em outubro do ano passado, as condições climáticas extremas causaram diversos danos, como deslizamentos de terra, inundações e destruição de casas.
Até o momento, 26 pessoas morreram, 417 pessoas estão desabrigadas e 3.535 desalojadas em todo o estado. Destaque para a tragédia em Ipatinga, no Vale do Aço, onde 10 mortes foram registrada após casas desabarem.
Apoio às cidades atingidas
Com o decreto de estado de emergência, as cidades atingidas podem ter acesso mais rápido a recursos estaduais e federais para reconstruir as áreas danificadas e atender às necessidades da população.
A Defesa Civil está trabalhando incansavelmente para prestar assistência às famílias atingidas, oferecendo abrigo, alimentação e atendimento médico.
Apelo por solidariedade
As autoridades pedem à população que se solidarize com as vítimas das chuvas, doando alimentos, roupas, materiais de construção e outros itens de primeira necessidade. Além disso, é fundamental seguir as orientações das autoridades de defesa civil para garantir a segurança de todos.