O Hospital da Baleia, na região Leste de Belo Horizonte, vai ampliar os atendimentos em 2024, que passarão a ser totalmente gratuitos. O número de leitos vai praticamente dobrar, passando de 106 para 202 até dezembro. A mudança será possível graças à assistência exclusiva à rede pública. Nesta segunda-feira, a unidade informou que todos os serviços serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A migração, no entanto, só estará concluída a partir de 1º de junho. A data foi definida para evitar a descontinuidade de procedimentos e tratamentos de pacientes já iniciados por convênios. Segundo o hospital, o processo vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos e compõe um movimento de profissionalização da direção.
Até então, o Hospital da Baleia tinha apenas um serviço exclusivo pelo SUS, o Centro de Reabilitação e Tratamento de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Com a nova determinação, todas as 33 especialidades serão agendadas de acordo com a demanda recebida via regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
O hospital continuará sendo remunerado pela tabela SUS para cada serviço realizado, porém com incentivos para cumprimento de metas alinhadas em acordo com a SMAS. Segundo a unidade de saúde, a medida pode auxiliar nas contas "hoje deficitárias". Ainda conforme o hospital, a migração não vai impactar nas dívidas acumuladas.