592 talentos sobem ao palco e mostram os ‘Valores de Minas’

Celso Martins - Do Hoje em Dia
Publicado em 29/11/2012 às 22:04.Atualizado em 21/11/2021 às 18:55.
 (Luiz Costa)
(Luiz Costa)

Estudantes de escolas públicas que participam do programa Valores de Minas apresentam, até 2 de dezembro, o espetáculo “Ali(ce)ia”. A peça é inspirada no livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol. O Valores de Minas foi criado em 2005 pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

A encenação desta quinta-feira (29) aconteceu na sede do Plug Minas, no bairro Horto (Leste da capital), para um público de cerca de 600 pessoas. O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho (PP), e a presidente do Servas, Andrea Neves, também prestigiaram o evento e ganharam obras de artes feitas pelos estudantes.

Demanda

Com 592 integrantes, o Valores de Minas recebe, anualmente, 5 mil inscrições. A seleção é feita por uma comissão de artistas plásticos, cantores e escritores. Os cursos acontecem de terça a sexta-feira, três horas por dia.

 

                         PLUG_MINAS SERVAS - Luiz Costa

                   Vice-governador Alberto Pinto Coelho e a presidente do Servas, Andrea Neves (Foto Luiz Costa)


Para participar, é preciso ter de 14 a 24 anos e comprovar frequência em escola pública. São oferecidas oficinas de circo, dança, música, teatro, artes visuais e literatura. “A intenção do programa é aumentar a autoestima dos estudantes, dando noções de cidadania, linguagem. Tudo é voltado para a formação do cidadão”, diz Andrea Neves.

Parceiros

O objetivo é estender o Valores de Minas ao interior do Estado. A ampliação depende de novos parceiros, principalmente da iniciativa privada. Ela destaca o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana, que fornece vale-transporte para os estudantes.

 

                            PLUG_MINAS SERVAS grupo - Luiz Costa

A seleção do Valores de Minas é feita por uma comissão de artistas plásticos, cantores e escritores (Foto Luiz Costa)


Começo, meio e fim

A direção do “Ali(ce)ia” é de Samira Ávila e Simone Sales. Todos os inscritos no programa participaram do processo de produção, da definição do tema à criação de figurinos e adereços. “Os espetáculos mostram o poder mágico que o acolhimento, a confiança e o afeto podem ter quando deixam de ser palavras para se transformarem em comprometimento”, diz Samira.

                           valores de minas

               Integrantes do programa participaram de todas as etapas do espetáculo (Foto Plug Minas/Divulgação)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por