Urnas eletrônicas que serão utilizadas em 6 de outubro, no 1° turno das eleições municipais em Minas, são preparadas pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A inserção dos dados e a conferência dos equipamentos começaram no último domingo (22) e podem se estender até o dia 29.
Nesta terça-feira (24), 875 urnas devem sair do Centro de Apoio do TRE aptas para serem usadas. "Esse procedimento inclui a inserção dos dados dos candidatos aptos à votação e os dados de cada eleitor no software que será usado no dia da eleição. Esse material é identificado com os dados das zonas eleitorais para as quais cada urna será destinada", disse a diretora-geral do TRE-MG, Sandra Freire.
Após a inserção dos dados, as urnas são lacradas e monitoradas pela Polícia Militar até o dia da votação. De acordo com a diretora, o monitoramento é importante “para garantir a inviolabilidade dos equipamentos”.
Segundo o promotor de justiça e coordenador da área eleitoral do Ministério Público, Emmanuel Levenhagen, a fiscalização das urnas começa desde antes do início da propaganda eleitoral e continua até depois do processo de votação.