Protesto ambiental

Abrace a Serra da Moeda cobra ‘responsabilidade’ de empreendimentos em defesa de nascentes

ONG reuniu cerca de 3 mil participantes durante protesto ambiental

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/04/2025 às 16:49.Atualizado em 21/04/2025 às 16:52.
Abrace a Serra da Moeda reuniu cerca de 3 mil protestantes nesta segunda-feira (21) (Foto/ Moises Silva)
Abrace a Serra da Moeda reuniu cerca de 3 mil protestantes nesta segunda-feira (21) (Foto/ Moises Silva)

Cerca de 3 mil pessoas participaram do protesto ambientalista Abrace a Serra da Moeda nesta segunda-feira (21), no dia do feriado nacional em celebração à Inconfidência Mineira. A concentração começou às 10h, na rampa de voo livre, em Brumadinho, conhecida como Topo do Mundo. 

O objetivo foi chamar a atenção de autoridades e população sobre os impactos ambientais, sociais e hídricos causados por grandes empreendimentos na região. Às 12h foi formado um cordão humano no ponto mais alto da serra, simbolizando um abraço. 

A presidente da ONG e advogada ambientalista Beatriz Vignolo, existem empreendimentos que captam, sem responsabilidade, água na Serra da Moeda, rebaixando o lençol freático e comprometendo o abastecimento de milhares de famílias. 

“São lucros internalizados e prejuízos compartilhados com a sociedade. Anualmente, sempre no dia 21/4 a ONG reúne participantes para mostrar às autoridades que estamos juntos em defesa da Serra da Moeda e que é preciso responsabilidade com os empreendimentos que fazem uso da água aqui”, disse a presidente. 

O protesto ocorre desde 2008 em defesa das nascentes que recarregam o rio Paraopeba e abastecem milhares de famílias de Brumadinho. “Há 18 anos a ong faz uma reivindicação junto às autoridades de grandes empreendimentos que fazem uso da água sem responsabilidade com as demais pessoas que usam a água”.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por