Ação contra uso ilegal de carvão recolhe 420 metros cúbicos do vegetal e aplica R$ 535 mil em multas
Fiscalizações foram feitas em siderúrgicas de três municípios da Grande BH e região Central
Pelo menos 420 metros cúbicos de carvão foram apreendidos durante cinco dias de fiscalização em empresas do setor siderúrgico de Matozinhos, na Grande BH, e Sete Lagoas e Prudente de Morais, na região Central de Minas. Seis veículos foram recolhidos e R$ 535 mil em multas aplicados. Ninguém foi preso.
Os valores ainda podem sofrer alterações, conforme a análise dos documentos e a lavratura dos autos de infração. A ação foi organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de 7 a 11 de outubro.
Conforme a Semad, o objetivo da operação Sidus II é coibir o uso do carvão vegetal de essência nativa, além de garantir a regularidade ambiental das siderúrgicas quanto à poluição do ar.
Os fiscais verificaram a origem do material utilizado pelas empresas, buscando impedir o uso de carvão proveniente de áreas nativas, cuja exploração afeta diretamente o meio ambiente.
“Esse foi o ponto que gerou o maior número de autuações, pois foram identificadas inconsistências em relação à essência do carvão vegetal transportado, armazenado e consumido", afirmou o coordenador de Fiscalização e Gestão de Denúncia da central metropolitana da Semad, Felipe de Araújo Pinto Sobrinho.
Como denunciar irregularidades
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelos canais disponibilizados pela Semad.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais