Um dia após o início do corte de árvores no entorno do Mineirão, para a realização da Stock Car, dois vereadores de Belo Horizonte entraram com uma Ação Popular na tentativa de suspender a realização da corrida no local. Eles também cobram o replantio das espécies.
Segundo os vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT), a Ação Popular se baseia no “Plano Diretor de BH”, que define a Pampulha como área de grandes empreendimentos comunitários, não uma área para empreendimentos econômicos, como é a Stock Car. O plano também alega que “qualquer modificação na região deve observar o envolvimento popular para validação da proposta”.
Com o objetivo de “evitar lesão ao patrimônio público cultural e ambiental” da capital, a ação pede que a suspensão imediata de qualquer atividade de corte de árvores no entorno do Estádio Mineirão/Pampulha bem como as atividades de remoção de canteiros centrais, passeios, passagens elevadas de pedestres, ilhas de semáforos e postes, além de alargamento de via e construção de muros na Avenida Carlos Luz até o julgamento final da presente demanda.
A corrida
Em dezembro de 2023, a prefeitura fechou um acordo com a empresa organizadora da competição para que BH receba, por cinco anos consecutivos, uma edição anual da corrida. A primeira está prevista entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024.
Nessa quarta-feira (28), a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou o corte de árvores no entorno do Mineirão e na região da Pampulha. De acordo com representantes do executivo municipal, a medida é importante para que o evento não coloque os motoristas ou o público em risco. Eles também alegam que como serão replantadas 688 árvores no mesmo local.