A Benção dos Santos Óleos, que ocorre uma única vez ao ano, é realizada durante a tradicional Missa da Unidade nesta Quinta-feira Santa. A igreja também comemora os 20 anos de Dom Walmor à frente de nossa Arquidiocese de BH.
Assista a missa ao vivo:
Os Santos Óleos
Para os católicos, os santos óleos representam o toque curativo de Deus na vida da pessoa. Em várias passagens bíblicas, ele aparece com significados no sentido de aliviar a dor.
Jesus, por exemplo, mandou que os discípulos ungissem os doentes com óleo. O uso de óleos bentos também está presente no Antigo Testamento: a unção era utilizada para consagrar reis, sacerdotes e profetas. Ele é feito, geralmente, de óleo de oliveira ou de outras plantas e perfumes.
Após a benção, o óleo seguirá para as quase 300 paróquias da capital mineira e outros 27 municípios da Grande BH, totalizando aproximadamente 1.500 igrejas. Ele é utilizado nos sacramentos de batismo, casamentos e unção dos enfermos.
Óleo do Crisma
Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), em que o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé.
O óleo é usado também na ordenação de sacerdotes, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus.
Óleo dos Catecúmenos
Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.
Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.