Um adolescente de 14 anos morreu na manhã deste sábado (8), em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, com suspeita de dengue grave. O jovem foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Martins Cordeiro, mas não resistiu às complicações da doença.
Segundo informações da unidade de saúde, o jovem chegou à unidade acompanhado de seu pai e já apresentava um quadro de saúde considerado grave. Ele sofria de febre alta, dores por todo o corpo, náuseas e manchas na pele, sintomas comuns da dengue.
A equipe médica da UPA acionou o Samu para transferir o adolescente para o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) chegou a ser enviada para realizar a transferência, porém, o estado de saúde do garoto piorou rapidamente, impossibilitando o deslocamento.
"Exames laboratoriais realizados na UPA revelaram uma queda no número de plaquetas do adolescente, além de outras alterações compatíveis com um quadro grave de dengue, classificado como Grupo D, o estágio mais avançado da doença", informou a assessoria de comunicação da Upa.
Após a realização dos exames, o rapaz sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica da UPA realizou manobras de ressuscitação por mais de uma hora, mas o adolescente não resistiu e faleceu. O óbito foi confirmado pelo médico plantonista.
A diretoria da UPA Divinópolis lamentando profundamente a morte de José e expressando solidariedade aos familiares, amigos e demais pessoas próximas.
A Escola Estadual Martin Cyprien, onde o adolescente estudava, também manifestou seu pesar em uma publicação nas redes sociais: "Nesse momento de dor, expressamos nossas condolências à família, colegas e amigos. Que encontrem força e conforto", declarou a instituição.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis informou que investigará o caso para confirmar a causa da morte do adolescente.