Advogados pedem à Justiça para voltar a defender ex-policial "Bola"

Ana Clara Otoni - Do Hoje em Dia
06/12/2012 às 15:01.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:08
 (Frederico Haikal )

(Frederico Haikal )

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o “Bola”, que estava sem advogados titulares desde o desmembramento do processo no caso de desaparecimento e morte da modelo Eliza Samudio, pode voltar a ser defendido por Ércio Quaresma e Fernando Costa Magalhães. Isso porque, os advogados protocolaram na Justiça uma petição solicitando o retorno ao caso. O protocolo, conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o protocolo foi realizado na última segunda-feira (3).

Caberá à juíza Marixa Fabiane, do 1º Tribunal do Júri, no Fórum de Contagem, na Grande BH, decidir pela volta dos juristas. Quaresma e Magalhães embora tenham http://www.hojeemdia.com.br/minas/advogados-de-bola-abandonam-juri-e-o-julgamento-e-desmembrado-1.58465, quando ainda faziam a defesa de “Bola”, nunca saíram de cena do caso. A tal “volta dos que não foram” não tem prazo para ser avaliada pela magistrada Marixa. Como o julgamento ocorre em 4 de março de 2013 a expectativa é que ela defina a questão antes da data do julgamento.

Se a juíza decidir por não aceitar o pedido, Ércio Quaresma e Fernando Costa Magalhães poderão entrar com um recurso em instância superior. Marcos Aparecido dos Santos está preso na penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, há dois anos e meio. Ele responde por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver. Se for condenado, ele pode pegar até 33 anos de prisão.

A reportagem do PortalHD tentou entrar em contato com os advogados, mas eles não foram localizados. O advogado Zanone de Oliveira, que defendeu o ex-policial no início do caso, em 2010, disse que não tem intenção de voltar a defender Marcos Aparecido dos Santos. "Estou muito ocupado em outros conteúdos, mas o Quaresma e o Fernando não deixaram o caso", disse.

Polêmicos

Os advogados que vinham defendendo Marcos Aparecido dos Santos, o “Bola”, já se envolveram em polêmicas em outras ocasiões. Fernando Costa Magalhães foi multado em R$ 18.660 por não comparecer ao julgamento do cliente sobre a morte de um carcereiro, do qual “Bola” era réu. A http://www.hojeemdia.com.br/minas/advogado-de-bola-quer-adiar-julgamento-pela-segunda-vez-1.53077 de Fernando ao Mato Grosso para resolver questões do caso Eliza Samudio. Marcos Aparecido acabou sendo julgado no dia 24 de outubro. http://www.hojeemdia.com.br/minas/em-julgamento-conturbado-bola-e-absolvido-de-homicidio-por-falta-de-provas-1.54232

O advogado Ércio Quaresma frequentemente é efusivo em suas declarações. Ele já disse que não defenderia o goleiro Bruno Fernandes nem por R$ 1 milhão. A noiva do jogador, Ingrid Oliveira, já denunciou o jurista em um programa de televisão. Segundo ela, Quaresma teria a ameaçado e estaria incentivando Bruno a simular tentativas de suicídio na cadeia. Quaresma também foi flagrado em umhttp://www.hojeemdia.com.br/minas/numeros-estratosfericos-de-um-caso-intrigante-1.56819 Na ocasião, ele foi  suspenso da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) por 90 dias. Além disso, o defensor já tinha sido flagrado dormindo e até mesmo roncando em uma audiência de seu cliente e teria chantageado o goleiro para permanecer à frente do caso.

Caso Bruno

Eliza Samudio está desaparecida desde o dia 4 de junho de 2010, quando fez um último contato telefônico com uma amiga. Segundo a polícia, ela foi morta e teve seu corpo esquartejado. No entanto, os restos mortais da ex-modelo não foram localizados até hoje.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é acusado de matar a ex-amante do goleiro Bruno a pedido do atleta. Ele e o jogador respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver. O http://www.hojeemdia.com.br/minas/advogados-de-bola-abandonam-juri-e-o-julgamento-e-desmembrado-1.58465, Dayanne Rodrigues, está marcado para o dia 4 de março de 2013.  http://www.hojeemdia.com.br/minas/advogados-de-bola-abandonam-juri-e-o-julgamento-e-desmembrado-1.58465durante o júri popular que ocorreu de 19 a 23 de novembro, no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem. Na ocasião, apenas Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes Castro, ex-namorada de Bruno, foram julgados. http://www.hojeemdia.com.br/minas/macarr-o-e-fernanda-condenados-ele-pega-15-anos-ela-cinco-em-regime-aberto-1.60357

Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, na época mulher do atleta; Wemerson Marques de Souza, o "Coxinha"; Elenílson Vítor da Silva, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do jogador, respondem pelos crimes de sequestro e cárcere privado.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por