O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana, recebe na noite desta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. Ao todo, cerca de 180 pessoas estarão a bordo da aeronave, segundo informações da Polícia Federal e BHAiport.
A expectativa é que a aeronave chegue a Confins por volta de 20h. Este é o segundo voo com deportados que desembarca em Confins neste ano. O primeiro chegou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, trazendo 100 brasileiros.
Entre a noite de quinta-feira (23) e a manhã desta sexta (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou em uma rede social que 538 imigrantes ilegais de diferentes nacionalidades foram presos desde a posse de Trump.
“O presidente Trump está enviando uma mensagem forte e clara ao mundo inteiro: se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América, enfrentará consequências severas”, escreveu a porta-voz, no X.
Estimativas do governo americano indicam que há atualmente quase 5 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, dos quais aproximadamente 230 mil são brasileiros.