Agentes penitenciários impedem fuga de detentos na Nelson Hungria

Gledson Leão
gleao@hojeemdia.com.br
10/05/2018 às 11:10.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:45

(Reprodução TV Globo)

Agentes penitenciários impediram uma tentativa de fuga de sete detentos da Penitenciária Nelson Hungriana noite desta quarta-feira (9), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Dois detentos foram localizados ainda dentro da unidade. Outros quatro estavam entre os muros. E um já estava na parte externa. Eles utilizaram corda feita de lençóis para saírem do pavilhão.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a ação dos detentos foi percebida pelos agentes de segurança do complexo penitenciário no Pavilhão 1, por volta das 22h.
 

Uma corda feita de lençóis foi utilizada pelo grupo para escalar os muros e tentar fugir


"Os operacionais que atuavam nas muralhas interceptaram os sete indivíduos que estavam fora da área de carceragem. Durante o banho de sol eles alcançaram o telhado e lá se esconderam até o período noturno, quando ocorreu a tentativa de fuga", explicou a Seap em nota.

Ainda segundo a secretaria, foi aberto um procedimento interno para apurar o caso.

Histórico de fugas

Ocorrências de fugas no complexo penitenciário tem aconteceido rotineiramente. Desde dezembro do ano passado, este é o sexto registro de fuga na Nelson Hungria. Trinta e dois detentos conseguiram fugir e nove foram recapturados.

De acordo com Fábio Piló, presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB Minas, há um déficit de agentes penitenciários, o que deixa a segurança vulnerável e gera sobrecarga de trabalho aos agentes.

"Estão com equipamentos vencidos, sem estrutura física para o desempenho da função. O resultado disso tudo é o aumento do afastamento dos agentes, pedido de férias e muitos acabam até abandonando seus postos de trabalho", disse Piló.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por