Ainda contabilizando prejuízos, momento é de alerta para temporais

Ana Clara Otoni e Danilo Emerich
16/11/2012 às 10:40.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:19
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Enquanto ainda são contabilizados os prejuízos da forte chuva que atingiu Belo Horizonte e sua Região Metropolitana, o momento ainda é de atenção. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC/MG) emitiu um novo alerta de temporais para tarde e noite desta sexta-feira (16). A previsão é de que o tempo fique encoberto, com pancadas de chuva, por vezes fortes, especialmente nas regiões Centro, Norte, Noroeste, Nordeste e Leste do Estado.

As temperaturas não devem sofrer mudanças significativas nas próximas 24 horas. Ao longo do fim de semana, o tempo deve permanecer instável sobre as regiões mineiras. A Defesa Civil reforçou ainda o alerta para as áreas isoladas do Centro, Leste, Norte, Noroeste e Jequitinhonha de Minas, já que podem ocorrer chuvas de moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais.

Transtornos na cidade

Mesmo após o temporal que atingiu a capital na quinta-feira, ainda há pessoas sem energia elétrica. De acordo com a Cemig, as áreas mais prejudicadas pela chuva são as que concentram o maior número de consumidores sem energia elétrica como região Nordeste, Pampulha e o bairro São Gabriel, na região Norte de Belo Horizonte. Minas Gerais já registra http://www.hojeemdia.com.br/minas/apos-temporal-bombeiros-buscam-por-homem-desaparecido-em-corrego-1.57399 em decorrência da chuva. 

No bairro Santa Inês, pelo menos 10 árvores caíram, fiação elétricas foram danificadas em vários pontos, tapumes de obras caíram e muros foram danificados. Na avenida Contagem, cinco árvores de grande porte despencaram. Uma delas atingiu quatro carros que estavam estacionados na via, na altura do número 3.121. Um taxista que estava dentro do veículo teve o carro atingido, mas conseguiu sair sem ferimentos. Neste trecho a avenida encontrava-se completamente interditada, às 10 horas.


Veja a galeria de imagens do bairro Santa Inês:

Outras duas ocorrências foram registradas no bairro Sagrada Família, na região Leste da cidade. Houve queda de árvore na rua Petrolina, altura do número 476, onde um telhado de uma padaria foi atingido. Ninguém ficou ferido. Na rua Joaquim Felício, altura do número 220, uma árvore de grande porte caiu sobre um muro que também corre o risco de desabar. No bairro Biquinhas, na região Norte da capital, outra árvore atingiu uma casa.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o corte. Uma viatura da corporação segue para o bairro Morro Alto, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para a remoção de uma árvore que caiu sobre telhados. Uma árvore que atrapalha o trânsito no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, também está sendo retirada. A reportagem do Hoje em Dia percorreu algumas das principais avenidas que tiveram registro de pontos de alagamento. Nessa sexta-feira, as avenidas Cristiano Machado e Silviano Brandão já tinham o tráfego de veículos normalizado.

Semáforos

A chuva também atrapalhou o funcionamento de alguns semáfaros de importantes cruzamentos da cidade, de acordo com a BHTrans. Veja quais estão desativados:

- Avenida Silviano Brandão, altura do número 861
- Avenida Antônio Carlos com rua Aporé
- Avenida José Cândido da Silveira com avenida Doutor Julio Otaviano Ferreira, no Cidade Nova
- Avenida Afonso Vaz de Melo, no Barreiro
- Avenida Antônio Carlos com rua Cônego Santa Apolônia
- Avenida Bernardo Vasconcelos, altura 165
- Rua Itajubá, altura do número 940, próximo a avenida Silviano Brandão
- Avenida Andradas com rua Itaituba, bairro São Geraldo.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por