O Juventude Bronzeada, que segue pela avenida dos Andradas, na região Leste de BH, faz um cortejo muito animado na terça-feira (13) de Carnaval.
Um dos destaques do bloco, já veterano da folia mineira, é a ala de dança, animadíssima. Veja vídeo:
No folia deste ano, o bloco saiu com o tema "Juventude Bronzeada do Belô", que homenageia blocos tradicionais do Carnaval de BH.
A Juventude Bronzeada teve seu primeiro cortejo em 2014 com o intuito de celebrar a história da música baiana, sobretudo o período compreendido entre as décadas de 1980 e 1990, no qual grupos como Banda Eva, Bamdamel, Olodum e Timbalada lançaram canções que se consagraram como hits do Axé Music.
Em 2023 a bateria foi composta por aproximadamente 350 batuqueiros, divididos entre os instrumentos: caixa, repique, surdo, agbê, timbau e agogô. Além da bateria teve uma ala de dança com 200 pessoas. Os objetivos do bloco, além de fomentar a música autoral na cidade, são de manter a defesa de suas bandeiras de liberdade de expressão, igualdade social, luta contra qualquer tipo de discriminação e igualdade de direitos e respeito às mulheres.
Carnaval
Nesta terça, mais de 40 blocos de Carnaval saem às ruas da capital, em um dia considerado por muitos como o último da folia - mas a festa segue na quarta e no fim de semana com mais desfiles.
Quatro grupos vão se apresentar nas avenidas sonorizadas além do Juventude Bronzeada. Tem ainda Pisa na Fulô na Andradas e, na Amazonas, a maratona segue com Funk You e Baianeiros.
Outros blocos tradicionais e também conhecidos por contagiar os foliões estão na programação, como Bartucada, Magnólia e Baque de Mina.