Veja o que se sabe

Alerta de terremoto 'fake' assusta moradores de Minas, SP e Rio

A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/02/2025 às 10:08.Atualizado em 14/02/2025 às 14:05.
 (Reprodução/Redes Sociais)
(Reprodução/Redes Sociais)

Um alerta de terremoto do Google para um suposto tremor no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral de São Paulo, foi enviado para celulares Android na madrugada desta sexta-feira (14). Apesar do epicentro estar indicado no litoral, o aviso também chegou para moradores de Minas e Rio de Janeiro, além de SP.

A magnitude do terremoto informado no alerta variava de 4,2 a 5,5. O alerta foi enviado por volta das 2h20 desta sexta. 

A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto. Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.

"Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado", afirma o comunicado, publicado às 3h10 em redes sociais.

Conforme a Defesa Civil, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.

Instituições negam tremor

Segundo o Centro de Sismologia da USP, nem o órgão nem qualquer outra instituição no Brasil ou no exterior registraram qualquer sismo na região nesta madrugada.

Ainda segundo o Centro, "um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico".

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), que é uma referência nacional na detecção de terremotos, informou que não captou nenhum tremor nem no litoral, nem na capital paulista.

Falha no Google?

Diante da falta de confirmação de qualquer tremor pelas instituições responsáveis, a hipótese de uma falha no sistema de alerta do Google ganha força. O Google, que utiliza um sistema de inteligência artificial para detectar tremores de terra, pode ter emitido o alerta erroneamente. A empresa informou que apura o que ocorreu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por