Alunos e funcionários da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) terão de voltar a usar máscaras de proteção contra a Covid-19.
A “firme” recomendação foi divulgada, nesta sexta-feira (11), pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus PUC Minas/SMC e vale para todos os ambientes da Universidade.
De acordo com o comitê, a decisão foi baseada no recente aumento do número de casos de Covid-19. Nesta quinta (10), a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou que o índice de testes positivos de casos de Covid-19 realizados na rede pública de Belo Horizonte passou de 3% para 6%, em um intervalo de duas semanas
O comunicado da PUC Minas também orienta a comunidade universitária a reforçar outras medidas de prevenção, como vacinação, distanciamento e, “sempre que que possível e necessário, a higienização das mãos com álcool”.
No documento, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus salienta que “a pandemia da COVID-19 ainda não acabou”. E ressalta também que, por esse motivo, “devem ser ainda seguidos os protocolos sanitários que garantiram a redução e melhor controle da doença até aqui”.
A orientação da instituição para alunos e servidores é que “antes de se deslocar à Universidade ou ao campo de estágio, e também a qualquer momento, sobretudo diante de diagnóstico positivo, contato ou sinais e sintomas de COVID-19” eles devem informar a Equipe de Vigilância Epidemiológica por meio do aplicativo da PUC “COVID-19 - Autoavaliação sobre seu estado de saúde atual”.
Consultada, a Universidade Federal de Minas Gerais informou que, por enquanto, irá manter a orientação de uso facultativo de máscaras de proteção nas dependências da UFMG. E que o Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG está avaliando o cenário epidemiológico.
Leia mais