Desafio a mais

Altas temperaturas podem ser um desafio a mais durante prova do Enem; veja dicas para se proteger

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/11/2023 às 06:00.

(Divulgação)

Neste domingo (12) ocorre o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o Brasil. Em Minas, cerca de 360 mil pessoas fizeram a prova no primeiro dia e devem comparecer na segunda aplicação. E mais do que estarem preparados nos estudos, os alunos poderão ter que enfrentar um desafio a mais durante as cinco horas de prova: o calor.

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, não sendo permitido que mais ninguém acesse o local das provas. O início do exame é marcado para 13h30, horário em que as temperaturas costumam estar próximas da máxima do dia.

Como o local da prova é sorteado, o aluno pode ser direcionado para uma escola em que não se tem ar-condicionado, em que o sol da tarde costuma bater na janela ou até uma em que o ventilador não esteja funcionando. Por isso, é importante saber dicas de como aliviar ao máximo esse calor e conseguir focar na prova.

Em primeiro lugar, o professor de história e especialista em Enem, Cássio Luige, afirma que o aluno tem que ter em mente que fazer a prova em uma sala com ar-condicionado é um privilégio para poucos. “É importante o aluno já sair de casa com o psicológico sabendo que pode pegar uma sala sem qualquer aparelho de refrigeração”.

E nesses casos, a escolha de roupa pode ser decisiva para o aluno fazer um bom exame. “O estudante tem que saber que ele não está indo para uma festa, então pode ir com uma roupa menos apertada e mais larga. E no caso de pessoas com cabelos longos, o ideal é lembrar de ir com ele preso”.

A garrafinha com água também é fundamental para manter a hidratação, porém o professor alerta para os cuidados no exagero. “Por conta do calor, o aluno se sente mais à vontade para beber muita água, o que pode ser prejudicial por conta de ficar indo ao banheiro em muitos momentos, atrapalhando até a concentração”, conclui Cássio.

Neste domingo, a previsão é de céu claro com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar, à tarde. Os termômetros deverão oscilar entre 21 °C e 35 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 20%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por