Passageiros na bronca

Alvo de 132 reclamações, ônibus da linha 5503B tem teto 'desmanchando', sujeira e portas com defeito

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
24/07/2023 às 19:59.
Atualizado em 24/07/2023 às 20:55

(Fabiana Silva/Divulgação)

(Fabiana Silva/Divulgação)

Teto "desmanchando", sujeira pra todo lado, portas entreabertas e cinto para deficientes desregulado. A lista de problemas em um ônibus da linha 5503B (Goiânia) não para por ai. O coletivo, que sequer tem ar-condicionado, é alvo de reclamações recorrentes dos passageiros em Belo Horizonte. Atualmente soma 132 queixas, número que comprova os riscos e o desconforto aos usuários. 

Quem depende do transporte público para se locomover fica na bronca. Caso da professora Fabiana Silva, de 45 anos, que nesta segunda-feira (24) utilizou a linha que sai do bairro Goiânia, na regional Nordeste, e passa pelas regiões Leste e Centro-Sul. Segundo ela, as más condições do veículo são antigas.

“Situação podre do ônibus. Eu pego esse mesmo carro quase sempre. A sujeira de três meses atrás ainda está lá. Sem segurança e com uma conservação péssima. É uma vergonha a situação”, critica Fabiana, que cobra melhorias diante do subsídio às empresas da capital. Um acordo entre a PBH e a Câmara Municipal autorizou o repasse de quase meio bilhão de reais às concessionárias.

“Os problemas parecem ser uma situação recorrente, tem que melhorar muito, principalmente com esse valor que está sendo investido pela gente e pela prefeitura. Eu utilizo essa mesma linha há pelo menos 30 anos e não vi melhoria quase nenhuma nesse tempo. Espero que agora com o subsídio algo mude”, acrescenta a professora.

Reclamações como a da usuária podem ser feitas por meio do Aplicativo “PBH APP”; Portal de Serviços da PBH; pelo Whatsapp: (31)98472-5715 e pelo E-mail: subsidio@pbh.gov.br. Além das más condições dos coletivos, os passageiros podem denunciar superlotação e os descumprimentos do quadro de horários e dos pontos de embarque e desembarque. 

O que dizem os responsáveis

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que o ônibus será vistoriado antes de voltar a circular. A administração municipal disse que a manutenção e a limpeza dos coletivos é responsabilidade das concessionárias.

Já o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informou que está em contato com a empresa responsável pela operação da linha para apurar a denúncia e fazer a devida manutenção corretiva ou reparo, se necessário. “O sindicato espera que em breve com o contrato equilibrado, equacione todas as dificuldades enfrentadas hoje pelo sistema”.

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