Patrocinadora da festa

Ambulantes do Carnaval em BH ficam na bronca com 'monopólio' de cervejas da Ambev

Comercialização obrigatória de marcas da cervejaria é válida para 10 trechos de ruas e avenidas da capital; veja onde

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/02/2025 às 10:33.Atualizado em 12/02/2025 às 10:33.
Ambulantes foram até o bairro Gameleira retirar o kit de trabalho do Carnaval (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Ambulantes foram até o bairro Gameleira retirar o kit de trabalho do Carnaval (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

A quatro dias do pré-Carnaval em Belo Horizonte, que vai de 15 a 28 de fevereiro, ambulantes credenciados para trabalhar nos circuitos da folia (veja endereços abaixo) estão insatisfeitos com a obrigatoriedade de comercializar cervejas apenas da Ambev, patrocinadora master da festa na capital. Poderão ser vendidas Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Spaten, Stella Artois, Patagonia, Corona, dentre outras marcas da cervejaria.

A restrição já foi adotada em anos anteriores em BH, com exceção de 2024, quando o Governo de Minas foi o principal patrocinador do evento na metrópole. Neste ano, a exclusividade comercial vale para 10 trechos de ruas e avenidas da metrópole, conforme tem sido reforçado aos ambulantes durante a retirada das credenciais.

Os vendedores que foram ao bairro Gameleira, na região Oeste da capital, para retirar os kits oficiais e receber orientações sobre a comercialização das bebidas estão na bronca. Caso de Renato Almeida, que trabalha há muitos anos com a venda de bebidas nos desfiles dos bloquinhos. Segundo ele, a preferência dos foliões foi por outra cerveja nas últimas edições. "Não poder vender Heineken. Infelizmente, a Heineken hoje é uma das cervejas mais vendidas”.

O circuito onde haverá a exclusividade da venda de cervejas da Ambev passa por importantes vias, onde irão ocorrer grandes apresentações de blocos, como Afonso Pena, Amazonas, Andradas, Brasil e Assis Chateaubriand. “São as regiões mais movimentadas. Então, vai fazer falta (não vender marcas concorrentes)", acrescentou Renato Almeida.

Mesma reclamação foi feita pela dona de casa Janice Alves, que será ambulante na festa pela primeira vez em 2025. Mesmo insatisfeita com a medida, ela vai seguir toda as determinações para não correr o risco de ser punida. "A fiscalização vai estar em cima, vai estar de olho”, lembrou a vendedora.

Neste ano, 11,6 mil ambulantes poderão trabalhar durante o Carnaval em BH. O número foi reduzido praticamente pela metade, na comparação com a última folia, que teve quase 20 mil vendedores. Para esta a folia, o cadastro dos interessados em trabalhar foi feito de forma on-line. Os selecionados começaram a retirar as credenciais nessa terça-feira (11).

O que diz a Prefeitura de BH?

A Belotur informou que o edital de patrocínio do Carnaval de 2025 vencido pela Ambev, que assina a principal cota, prevê que a empresa terá exclusividade comercial em 10 vias da cidade no Carnaval. "Todo o cardápio de cervejas da empresa estará disponível para os profissionais que desejarem comercializá-las".

A determinação não se aplica a outros tipos de bebidas alcóolicas ou não, como drinks, refrigerante, suco e água. "Os ambulantes cadastrados para o Carnaval foram informados da restrição e orientados no momento de entrega da credencial. A iniciativa é uma contrapartida estabelecida no Edital de Patrocínio publicado pelo poder público municipal em dezembro do ano passado".

Veja a lista dos 10 trechos da capital onde a Ambev terá exclusividade comercial de cervejas

  • Avenida Amazonas entre Rua São Paulo e Rua da Bahia
  • Avenida Afonso Pena entre Avenida Amazonas e Avenida Álvares Cabral
  • Avenida Brasil entre a Avenida Afonso Pena e Av. Francisco Sales
  • Avenida Getúlio Vargas entre Rua Alagoas e Rua Professor Moraes
  • Rua Mármore entre Rua Gabro e Rua Tenente Durval
  • Avenida dos Andradas entre Rua Alphonsus de Guimarães e Rua Pirite
  • Avenida dos Andradas entre Avenida do Contorno e Rua dos Carijós
  • Avenida Coronel Oscar Paschoal entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e  Avenida Presidente Carlos Luz
  • Avenida dos Bandeirantes entre Praça da Bandeira e Rua Professor Mello Cançado
  • Avenida Assis Chateaubriand entre Rua Sapucaí e Rua Silva Ortiz

O que diz a Ambev?

Por meio de nota, a Ambev ressaltou que "a venda de produtos pelos ambulantes credenciados durante o Carnaval segue as regras estabelecidas pela Belotur em edital de licitação".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por