Dezenas de ambulantes que trabalhavam na área externa do Estádio Mineirão ocuparam a sede da regional Pampulha, na manhã desta quinta-feira (2). Os comerciantes exigem a volta do comércio popular nos arredores do Gigante da Pampulha.
Conforme a Secretaria Regional Pampulha, o secretario Humberto Pereira de Abreu Júnior já está reunido com uma comissão para tratar do assunto. Enquanto o tema é debatido, cerca de 20 pessoas aguardam dentro do gabinete.
Os barraqueiros foram retirados do local em 2010, com a preparação para a Copa e quando o local passou a ser gerido pelo consórcio privado Minas Arena. Desde então foram feitos diversos acordos e reuniões para a volta dos comerciantes. De acordo com a Associação dos Barraqueiros da Área Externa do Mineirão (Abaem), cerca de 150 famílias foram prejudicadas diretamente e 400 indiretamente com a proibição das vendas.
Encontro
Conforme Isabella Miranda, integrante das Brigadas Populares e do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (COPAC), durante a reunião o secretário Humberto Pereira teria garantido que caso o Ministério Público Estadual (MPE) emita parecer favorável a volta dos ambulantes, não será necessário licitação. Ainda segundo Isabela, o MPE já sinalizou que apoia os comerciantes.
Uma nova reunião para discutir o assunto foi agendada para a próxima quinta-feira (7), às 9 horas, com representantes da COPAC, Abaem, MPE e Prefeitura de Belo Horizonte.