Andamento das obras da BR-381 poderá ser acompanhado pela internet

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
Publicado em 21/03/2013 às 16:41.Atualizado em 21/11/2021 às 02:07.
 (Hoje em Dia)
(Hoje em Dia)

IPATINGA – Os entraves e desdobramentos para o início das obras de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Leste do Estado, podem ser acompanhados pela internet. A criação de um site é uma das ações do “Movimento Nova 381” lançado nesta quinta-feira (21) às 8 horas, no auditório do Centro de Formação Profissional do Senai, em Ipatinga, no Vale do Rio Doce. O objetivo é chamar a atenção dos governos para a importância da obra para a região.

Cerca de 15 mil veículos trafegam pela BR-381 todos os dias. No ano passado 138 pessoas morreram na estrada, conhecida como “rodovia da morte”. As condições de conservação e o traçado são considerados um empemcilho para o desenvolvimento da região. O “Movimento Nova 381” quer agilizar o processo de duplicação, avaliado em R$ 4 bilhões.
 
Ele é coordenado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), regionais do Vale do Aço e Rio Doce, e reúne representantes de várias entidades. Segundo o presidente da Fiemg Vale do Aço, Luciano Araújo, ao se cadastrar para ter acesso à informações sobre o andamento do processo para a duplicação pelo site www.nova381.gov.br os cidadãos estarão aderindo-se ao Movimento. A proposta é conquistar mais de um milhão de assinaturas.
 
A partir daí o cadastrado receberá as atualizações por e-mail. Links darão acesso à mapas, traçados, editais e data de licitação das obras. O andamento será acompanhado por especialistas. “Um dos grandes problemas referentes a essa duplicação é a falta de informações. Nossa proposta é nivelá-las. E também pressionar os governos para que essa obra saia”, disse Araújo. 
 
Outra proposta é a união de forças para a qualificação dos profissionais e fornecedores que vão atender as demandas durante as obras. Um plano de desenvolvimento da região Leste será realizado. “Será um grande Movimento, uma soma de forças com o mesmo objetivo: a duplicação. Vamos conscientizar que o desenvolvimento dessa região depende da duplicação e chamar a atenção, mas sem fechar estradas e fazer protestos”, avisou. 
 
Obras
 
Um novo cronograma de obras foi definido para a BR-381. O Ministério dos Transportes anunciou que, no dia 28 de março, os editais estarão novamente na praça, para abertura das propostas das empresas interessadas na obra, que serão licitadas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). 
 
Protesto
 
Um ato público pró-duplicação da BR-381 poderá fechar a rodovia partir das 10 horas, sem horário determinado para reabertura, nas proximidades do distrito de Roças Novas, município de Caeté, na próxima segunda-feira (25). A intenção dos organizadores é cobrar do governo federal a obra de duplicação. No dia 12 deste mês, três pessoas morreram e 13 ficaram feridas naquele trecho em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma carreta. Os moradores querem repetir, no mesmo ponto da tragédia, uma manifestação semelhante às duas já realizadas pelos moradores de Machado, em Antônio Dias, também palco de acidentes graves.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por