![(Divulgação Nasa)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.983657.1697216187:1697216187/image.jpg?f=2x1&w=1200)
O eclipse solar deste sábado (14) poderá ser observado na esplanada do Mineirão com suporte de profissionais da UFMG. Interessados em participação do evento gratuito devem chegar ao local por volta das 15h. A ação é promovida pelo Espaço do Conhecimento.
O fenômeno astronômico deve começar às 15h37, com pico às 16h49, e término às 17h53. Em BH e Região Metropolitana, o eclipse será parcial. A lua deverá sobrir até 50% do sol.
No Mineirão, o público poderá observar de maneira segura o fenômeno, através de um telescópio com um filtro especial. Outros métodos também serão utilizados.
No entanto, os especialistas da UFMG reforçam a não utilização de óculos escuros e chapas de raio x para observação. Estes materiais não garantem proteção adequada aos olhos, podendo acarretar danos à visão.
Outros locais
Já moradores de algumas cidades dos EUA e da América Central, além da Colômbia e das regiões Norte e Nordeste do Brasil estarão sobre a estreita faixa de totalidade, na qual poderão observar um eclipse total, já que a lua estará um pouco mais afastada da Terra, criando uma espécie de anel de fogo.
*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca