em 15 estados

Apagão nacional atinge todas as estações de metrô e bairros de BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
15/08/2023 às 09:43.
Atualizado em 15/08/2023 às 10:49

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um apagão nacional deixou vários estados brasileiros das regiões Sudeste, Norte e Nordeste sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). Em Belo Horizonte, todas as estações do metrô ficaram sem eletricidade neste feriado municipal na capital, dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de BH, e da Assunção de Nossa Senhora. 

O apagão aconteceu às 8h20 em todo o país. Segundo a Metrô BH, houve uma pane na transmissão da concessionária de energia elétrica que afetou a circulação dos trens. As estações ficaram sem energia por cerca de 30 minutos e a situação foi normalizada por volta das 9h.

A Cemig informou que há ocorrências de falta de energia em diversas regiões da capital, mas que ainda não há um balanço da companhia. De acordo com a empresa, os técnicos trabalham para restabelecer o serviço aos clientes.

Segundo o a BH Airport, o apagão não afetou as operações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana.

Apagão nacional

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) disse que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) na abertura da interligação Norte/Sudeste. A ocorrência interrompeu 16 mil MW de carga nos estados. As causas dao problema ainda estão sendo apuradas.

Além de Minas, há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 14 estados, como Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.

Segundo a (MME) a recomposição da energia já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

O MME trabalha para que a carga seja totalmente restaurada "o mais breve possível".

*Matéria em atualização.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por