Após mais de cinco meses de seca, grande parte das cidades de Minas Gerais voltaram a receber chuvas nesta quinta-feira (11). O alívio foi enorme para muitos municípios. No entanto, cidades do Norte e Noroeste do Estado seguem sem precipitação e acumulam seis meses sem nenhuma gota de chuva.
Em Montalvânia e Mocambinho, no Norte de Minas, não chove há 184 dias. Já em Paracatu, no Noroeste do Estado, os moradores não recebem precipitação há 180 dias.
Além dessas, Capelinha e Serra dos Aimorés, no Vale do Jequitinhonha, não registraram precipitações há mais de dois meses. Rio Pardo de Minas e Salinas, no Norte mineiro, vivem situação semelhante, com mais de 60 dias sem chuva.
Segundo Claudemir Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a falta de chuvas nesses locais é normal e ainda não preocupa. O especialista afirmou que a chuva que caiu na Grande BH e em grande parte do Estado deve atingir os municípios nos próximos dias.
Mesmo com a chuva, 148 cidades de Minas seguem em estado de emergência por conta da seca que predominou por mais de 150 dias.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão