Apesar do anúncio de greve para esta terça-feira (14), as 19 Estações do Metrô de Belo Horizonte amanhecerem abertas nesta manhã. Na Estação São Gabriel, na região Nordeste, a movimentação de passageiros era intensa, por voltas das 6h30.
A reportagem tentou contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e também com o Sindicato do Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro) sobre o funcionamento dos trens e aguarda retorno.
Na noite dessa segunda-feira (13), a CBTU já havia divulgado que acionou a Justiça para garantir o funcionamento total do metrô de BH. A medida é uma resposta à greve anunciada pelos metroviários que prometia afetar a totalidade dos serviço na capital, deixando mais de 100 mil usuários sem o transporte.
“Informamos que já ajuizamos ação cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-3) solicitando a manutenção do serviço de transporte, frente à comunicação de greve dos metroviários a partir de amanhã (terça)”, afirmou a CBTU, em nota.
No entanto, representantes do sindicato afirmaram não ter conhecimento da ação cautelar.
Uma audiência online foi convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região, para as 14h30 desta terça. Vão participar da reunião representantes da CBTU e do Sindmetro, para discutir a situação da greve, que não teve resultado nesta manhã.
Greve do metrô
Os metroviários decidiram pela greve em assembleia realizada na última sexta-feira (11). A paralisação terá início nesta terça (14). Ainda não há informação sobre a duração do movimento.
A reivindicação, neste momento, é pela revogação do leilão do metrô de BH, realizado em 22 de dezembro do ano passado e que foi vencido pela Comporte Participações S/A, de São Paulo, pelo valor de R$ 25.755.111.
A nova paralisação foi anunciada há menos de dois meses da última paralisação do serviço na capital. Em 14 de dezembro, o Sindimetro decidiu que as 19 estações não iriam operar. A greve total foi finalizada em 22 de dezembro, após o leilão da empresa.
Veja vídeo:
(Raissa Oliveira/Hoje em Dia)