O Arraial de Belo Horizonte ganhou um aplicativo com toda a programação das festas juninas realizadas na capital mineira. São mais de 240 festas espalhadas por todas as regionais da capital mineira. Para baixá-lo basta procurar por “Arraial de Belo Horizonte” na Play Store (para Android) e Apple Store (IOS).
Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Belotur e a Prodabel, o app informa data, horário e localização (georreferenciada) dos eventos. A aposta é que ele alcance o mesmo sucesso do serviço utilizado no Carnaval, quando mais de 80 mil pessoas fizeram o download.
"Belo Horizonte possui um dos maiores arraiais do país. É muito importante que todas as informações estejam organizadas e de fácil acesso para que a festa seja ainda mais democrática e plural. Além de informar, o aplicativo promove a nossa rica cultura junina para todo o mundo", comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.
Além de orientar as pessoas sobre os eventos do Arraial de Belo Horizonte, o aplicativo possui outro papel importante: é referência para que a cidade permaneça limpa. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) usa a base de dados disponível para traçar rotas e definir locais que vão receber o trabalho de limpeza e coleta. Assim, como foi no Carnaval, o trabalho pode ser executado com mais eficiência e menos desconforto para a população.
Edital do Ministério do Turismo
O Arraial de Belo Horizonte ganha ainda mais importância após ter sido contemplado, com projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, no Edital de Festejos Juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Embratur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).
Na prática, com essa conquista, o destino Belo Horizonte ganha em ações de promoção, divulgação e apoio à comercialização por meio do edital, realização de um press trip durante o evento (visita de jornalistas de todo o Brasil), divulgação nas redes sociais do Ministério do Turismo e da Embratur, com transmissão ao vivo nas mídias sociais, matérias jornalísticas, inserção no calendário de eventos juninos do MTur, encontro de negócios com a cadeia produtiva e divulgação em feiras e exposições de Turismo.