Uma falha cibernética de escala global nos sistemas relacionados à Microsoft afetou aplicativos de banco e operações aéreas em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Ao menos cinco plataformas bancárias apresentaram falhas na manhã desta sexta-feira (19) e segundo a companhia Aérea Azul, alguns voos “podem sofrer atrasos pontuais”.
De acordo com a plataforma Down Detector, que reúne notificações de usuários, aplicativos do Bradesco, da Next, do Banco Pan, do Neon e do Nubank apresentaram instabilidade no Brasil a partir de 6h, horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.
Até o momento, o app mais afetado é o do Bradesco. Os usuários não conseguem acessar a conta bancária e ao entrar no aplicativo, é informado que "em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã". O banco informou que equipes estão trabalhando para regularizar o serviço e que os terminais de autoatendimento funcionam normalmente.
Conforme agências internacionais, o apagão está relacionado a falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft. Os erros foram relatados pela empresa de cibersegurança, a CrowdStrike.
Em nota enviada ao Hoje em Dia, o Nubank informou que os serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado, até o momento, está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações.
Impactos do apagão em voos no Brasil
A companhia aérea Azul informou que, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo. A companhia ainda lamentou eventuais transtornos causados aos passageiros.
O Aeroporto de Confins relatou que que o sistema não foi alterado. A companhia aérea Latam também comunicou que as operações não registraram impactos relacionados à pane global. O grupo recomendou aos passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução pelo link.
A companhia aérea Gol comunicou que os sistemas e as operações nos aeroportos não sofreram impactos até o momento.
*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão