IMPACTOS

Aplicativos de banco e aeroportos brasileiros são afetados por apagão cibernético

Apagão está relacionado a falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft

Bernardo Haddad*
@_bezao
Publicado em 19/07/2024 às 10:01.Atualizado em 19/07/2024 às 13:31.
Aplicativo do Bradesco está fora do ar, devido ao apagão cibernético global (Reprodução/ Aplicativo)
Aplicativo do Bradesco está fora do ar, devido ao apagão cibernético global (Reprodução/ Aplicativo)

Uma falha cibernética de escala global nos sistemas relacionados à Microsoft afetou aplicativos de banco e operações aéreas em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Ao menos cinco plataformas bancárias apresentaram falhas na manhã desta sexta-feira (19) e segundo a companhia Aérea Azul, alguns voos “podem sofrer atrasos pontuais”. 

De acordo com a plataforma Down Detector, que reúne notificações de usuários, aplicativos do Bradesco, da Next, do Banco Pan, do Neon e do Nubank apresentaram instabilidade no Brasil a partir de 6h, horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.

Até o momento, o app mais afetado é o do Bradesco. Os usuários não conseguem acessar a conta bancária e ao entrar no aplicativo, é informado que "em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã". O banco informou que equipes estão trabalhando para regularizar o serviço e que os terminais de autoatendimento funcionam normalmente. 

Conforme agências internacionais, o apagão está relacionado a falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft. Os erros foram relatados pela empresa de cibersegurança, a CrowdStrike. 

Em nota enviada ao Hoje em Dia, o Nubank informou que os serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado, até o momento, está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações.

Impactos do apagão em voos no Brasil 

A companhia aérea Azul informou que, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo. A companhia ainda lamentou eventuais transtornos causados aos passageiros.

O Aeroporto de Confins relatou que que o sistema não foi alterado. A companhia aérea Latam também comunicou que as operações não registraram impactos relacionados à pane global. O grupo recomendou aos passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução pelo link

A companhia aérea Gol comunicou que os sistemas e as operações nos aeroportos não sofreram impactos até o momento. 

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por