Após ano marcado por corte de árvores para realização da Stock Car, PBH quer plantar 50 mil em 2025
Balanço foi apresentando na manhã desta segunda-feira pelo secretário de meio ambiente Gelson Leite
A Prefeitura de Belo Horizonte quer plantar 50 mil novas árvores em 2025. Para chegar ao número, estão previstos diversos projetos, como a conclusão de corredor verde e a criação de miniflorestas.
"Em 2025, a avenida Antônio Carlos receberá a segunda fase do seu corredor verde, com plantios em passeios e canteiros. Além disso, a cidade ganhará novos parques, como o Ciliar do Onça e o Aterro (futuro Parque Toiobeiras), expandindo ainda mais as áreas verdes", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Gelson Leite, nesta segunda-feira (16).
Veja abaixo algumas metas da PBH para 2025:
• Plantio de 50 mil novas árvores no cidade.
• Início da fase 2 de implantação do corredor verde da Av. Antônio Carlos, com plantios em passeios e canteiros.
• Implantação de pelo menos 20 miniflorestas
• Ampliação de áreas verdes, implementação dos parques Cilior do Onça e Aterro (futuro Parque Taiobeiras).
• Implantação de 50 refúgios climáticos e 100 novos jardins de chuva o partir de 2025.
• Instalação de pelo menos 5 novos meliponários a cada ano.
• Investimentos no recuperação de nascentes, com pelo menos 10 revitalizações por ano.
Bem-estar animal
Na coletiva, o secretário falou sobre a implantação de uma segunda unidade do hospital veterinário, além de fornecimento de medicamentos veterinários básicos e banco de ração.
"A gente tá estudando onde vai ser a melhor localização desse hospital veterinário, inclusive com atendimento 24 horas. Vai ser um prédio maior do atual. Estamos fazendo um estudo a partir de todo o atendimento, demanda das pessoas da cidade", disse o secretário.
Plantio de árvores em BH
Conforme o executivo municipal, até o fim de novembro, foram plantadas cerca de 35 mil árvores na cidade. A expectativa é a de que o ano seja encerrado com cerca de 37 mil.
"Para maior transparência de suas ações e permitir ao cidadão e à cidadã acompanhar os plantios feitos ao longo do ano, a prefeitura lançou o Arvoreimetro, que traz o número de árvores plantadas na cidade e apresenta um mapa com os locais e espécies".
A ferramenta se encontra na página da Secretaria de Meio Ambiente, dentro do Portal da PBH, no aba "Arvorômetro". Para acessar, clique aqui.
Até novembro de 2024, a Prefeitura de Belo Horizonte fez 40,6 mil podas e 3.736 supressões de árvores. Este ano ficou marcado por uma polêmica envolvendo o corte de árvores feito pela PBH, no entorno do Mineirão, para a realização da Stock Car. Moradores dos bairros da Pampulha, UFMG, ativistas, artistas e ambientalistas fizeram vários protestos na região.
Conforme a PBH, serão investidos até o fim deste ano cerca de R$ 42 milhões, incluindo a conservação e limpeza de praças, jardins e canteiros centrais.
Os moradores da capital podem entrar em contato para pedir vistorias em árvores. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo PBH APP ou o site www.pbh.gov.br. A pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar a demanda.