Após cinco dias de combate às chamas, o Corpo de Bombeiros anunciou, nesta terça-feira (23), o fim dos trabalhos na área de vegetação na Lapinha da Serra, em Santana do Riacho, na região turística da Serra do Cipó.
O fogo começou na última sexta-feira (19) e consumiu uma área de cerca de 370 hectares, o equivalente a 370 campos de futebol.
Além de 30 bombeiros, a operação também contou com a participação de voluntários, prefeitura, brigadistas florestais e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a dimensão do incêndio e a estrutura do relevo dificultaram os trabalhos. “As características do clima nesta época do ano também justificou uma ampla equipe e vários dias de trabalho até a extinção completa das chamas”, declarou.
Segundo a corporação, foram utilizados bombas costais, abafadores, sopradores e outras ferramentas de sapa durante os trabalhos.
Os bombeiros também informaram que, nas últimas 24 horas, foram registradas 165 chamadas de incêndio em vegetação. Foram 25 chamadas em Belo Horizonte e 71 na região metropolitana.
Leia mais