Cultura

Após reformas, Biblioteca Pública Estadual vai ser totalmente reaberta em 27 de janeiro

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
14/01/2023 às 13:37.
Atualizado em 14/01/2023 às 13:52

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no Circuito Liberdade, região Centro-Sul de BH, voltará a atender totalmente o público em 27 de janeiro, incluindo o anexo Professor Francisco Iglesias, que funciona na rua da Bahia. O espaço, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), é símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer na capital mineira. O acervo é composto por 500 mil itens.

O serviço de empréstimos da biblioteca no prédio anexo também funcionará normalmente. Ele havia sido suspenso em junho de 2019 devido às obras de revitalização.

O espaço, inaugurado em 1954, além de servir como biblioteca, recebe ações destinadas ao formento artístico e cultural. A última revitalização ocorreu no ano 2000, quando a fachada da sede passou por reformas. Um ano antes, em 1999, o anexo já havia sido reformado, quando a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG) cedeu o prédio para a Cultura.

As obras atuais abarcam, no prédio sede, projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), guarda corpo das rotas de fuga, instalação de porta corta-fogo no primeiro pavimento, além de acessibilidade e outros itens, como manutenção de janelas e fachada. Também houve impermeabilização para sanar problemas de infiltração no terceiro andar e subsolo.

Já o anexo na rua da Bahia, que será reaberto dia 27, foi realizado projeto de segurança para obtenção do AVCB, por meio de instalação do guarda corpo das rotas de fuga, placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios, além de manutenção elétrica no primeiro e segundo pavimentos do prédio e melhorias na fachada. A entrega desse espaço representará a reabertura total da Biblioteca Estadual.

O local conta com salas de estudos e pesquisa, empréstimo domiciliar, espaço geek, área reservada à internet, exposições e sala de palestras.

(Agência Minas)

Acervo 
O público que visitar o novo espaço também poderá contar com novidades no acervo. A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (SABE), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313/91), entregou mais de 17 mil exemplares à instituição.

O término da catalogação do acervo está previsto para março, mas já serão entregues, até o final de fevereiro, 11 novas estantes custeadas com recursos do projeto e doadas para o setor de empréstimos. Até o momento, também foram adquiridos 23 novos livros em Braille. 

O acervo conta com mais de 500 mil obras, entre livros, revistas e jornais históricos. São obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, que podem ser encontradas não apenas no setor de empréstimo, mas, também, em coleções específicas localizadas em diferentes setores da biblioteca, como, por exemplo, a coleção de autores mineiros (Mineiriana), coleção de obras raras e especiais (Patrimonial), coleção de periódicos antigos (Hemeroteca), coleção infanto-juvenil (BIJU), além do acervo em Braille. 

Visitas 
A Biblioteca Pública Estadual presta atendimento presencial, de segunda a sexta, das 8h às 18h, com exceção de feriados, quando permanece fechada.

As consultas à Hemeroteca Histórica, às Coleções Especiais e ao jornal Minas Gerais estão sendo realizadas mediante agendamento pelos e-mails: mineiriana.biblioteca@secult.mg.gov.br, xerox.biblioteca@secult.mg.gov.br e hemeroteca.biblioteca@secult.mg.gov.br. 

(*) Com informações de Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por