Após transtornos com a chuva, BH pode ser atingida por novos temporais nesta terça-feira

Milson Veloso* - Do Portal HD
08/01/2013 às 07:28.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:23

(Fredeirco Haikal)

Belo Horizonte e região metropolitana devem ser atingidas por novos temporais na tarde desta terça-feira, após uma forte chuva acompanhada de raios na tarde de segunda-feira (7), que alagou vários pontos na capital mineira.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a condição do tempo na região está idêntica à de segunda, o que poderá refletir em pancadas de chuvas. "Vamos ter temperaturas elevadas e com a possibilidade de novas ocorrências. O quadro permanece assim até a quinta-feira", explica o meteorologista Jorge Luiz Moreira, chefe da Seção de Previsão do Instituto em BH. Os termômetros devem ficar entre 21ºC e 32ºC.

Leia também: Dezoito morreram afogados na primeira semana de janeiro em Minas

A previsão é de que as nuvens se formem no começo da tarde e a chuva chegue à capital por volta das 15 horas. "É neste horário que há um período de maior aquecimento e a formação de nuvens mais carregadas. A associação do calor com o ar úmido favorece esta situação", esclarece. Jorge também diz que este tipo de ocorrência é devido a uma formação local, influenciada pela topografia da região.

No fim de semana, uma frente fria que está na região Sul do país deve avançar para o Sudeste e provocar chuvas mais fortes em Minas Gerais, principalmente no Sul e Triângulo Mineiro. Apesar disso, as temperaturas no estado devem permanecer elevadas, chegando a 31ºC.

Veja a galeria de imagens      

Transtorno e caos

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 11 pontos de inundações foram registrados na capital mineira por causa da forte chuva na tarde de segunda-feira. Os locais mais críticos foram a avenida Francisco Sá, no bairro Gutierrez, e a avenida Cristiano Machado, na altura do bairro São Paulo.
 
Os bombeiros receberam ainda 14 solicitações de quedas de árvores sobre a fiação elétrica ou via pública, mas não há registro de nenhuma vítima.

Já a Defesa Civil registrou 11 pontos de alagamento e nove áreas de inundações. Além disso, a Comdec confirmou que houve uma queda de muro de arrimo e recebeu duas ocorrências de risco de desabamento, uma de queda de árvore, duas de ameaça de deslizamentos e outras duas sobre risco de destruição de imóveis.

A tempestade também deixou algumas regiões da cidade sem energia elétrica. Faltou luz nos bairros Barro Preto, Santo Agostinho e Lourdes, na região Centro-Sul; Horto, no Leste da capital, e em bairros zona Oeste. (*Com Thaís Mota)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por