Após um ano de obras, trincheira que liga a MG-030 à BR-356 será liberada

Jefferson Delbem – Hoje em Dia
Publicado em 15/03/2013 às 19:07.Atualizado em 21/11/2021 às 01:56.
 (Marcelo Prates)
(Marcelo Prates)

Está próximo de terminar, ou pelo menos de ser amenizado, o martírio diário enfrentado pelas pessoas que precisam passar pela trincheira de Nova Lima, que interliga a rodovia MG-030 à BR-356, na divisa com Belo Horizonte. Um ano após seu início, as obras do Complexo Viário Sul enfim devem ser concretizadas nos próximos dias. A via será liberada na primeira semana de abril. Com a liberação, quem segue da capital rumo à MG-030 não precisará mais passar atrás do BH Shopping, pela Praça Marcelo Góes Menicucci, e por dentro do Belvedere, tendo acesso direito à BR-356, assim como os motoristas que seguem no sentido contrário. 

Ao custo de aproximadamente R$ 7 milhões, a construção é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas está sendo executada pela iniciativa privada. Cerca de R$ 4 milhões são provenientes dos empreendedores do Vale do Sereno e Vila da Serra. A outra parte está sendo paga a partir de um acordo entre moradores, Ministério Público de Minas Gerais e o BH Shopping. 
 
Inicialmente prevista para ser concluída no fim do ano passado, a obra sofreu um atraso de quase quatro meses, segundo explica o presidente da Associação dos Empreendedores do Vale do Sereno, Luiz Hélio Lodi. “Fizemos tudo para amenizar esse atraso, mas, em construção civil, uma etapa acaba sendo o encaixe da outra. Não podíamos escavar sem antes negociar a transferência de cabeamentos e tubos. E a negociação acabou tomando mais tempo que imaginávamos”.
 
O advogado Alaor de Almeida Castro mora naquela região e acredita que o problema de acesso deve ser amenizado. "Realmente foi uma bela solução. O número de carros que passam por lá é absurdo. Era necessário um projeto pontual que desafogasse um pouco o trânsito", disse. No entanto, ele ressalta que outras alternativas sejam pensadas para que os deslocamentos na capital e Região Metropolitana se tornem mais ágeis. "Atualmente está muito difícil transitar pela cidade sem enfrentar engarrafamentos, ao contrário do que acontecia há 15 anos. A lentidão acontece em qualquer horário. Necessitamos de investimento em transporte de massa para retirar o número excessivo de carros nas ruas", explicou o advogado. Cerca de 15 mil veículos, que passam pela região todos os dias, devem utilizar a trincheira, que possui 100 metros de extensão.
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