App que ajuda deficientes auditivos a pedir socorro deve ser lançado em julho
Professor nas faculdades Kennedy e Promove, mineiro criador da ferramenta recebeu diploma de “Honra ao Mérito” da Câmara de BH
Um aplicativo que promete ajudar deficientes auditivos a acessar de forma mais fácil e ágil os serviços de emergência será lançado em julho deste ano. Pela plataforma gratuita será possível acionar Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu com apenas um toque. Idealizador do projeto, o enfermeiro Eder Almeida teve o trabalho reconhecido e foi homenageado na noite desta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Professor nas Faculdades Kennedy e Promove, Eder Almeida vem desenvolvendo o app desde 2020. A ferramenta pode ser usada por pessoas de todas as idades - inclusive até por quem não sabe ler - pois tem ícones indicando o tipo de serviço. Além de intuitivo, mostra o deslocamento dos policiais, bombeiros ou médicos em tempo real.
“Esse público é o mais prejudicado. Em pleno século XXI a única forma de acionar qualquer tipo de força de segurança ser por linha telefônica é ultrapassado. Então, nossa ideia é justamente dar mais acesso e opções para as pessoas que necessitam de ajuda”, pontuou o professor.
Como o app pode ser utilizado?
Para utilizar o aplicativo o usuário precisa criar uma conta na ferramenta e cadastrar os principais endereços, de forma ilimitada, para agilizar no caso de uma chamada de emergência. Na página inicial, figurinhas mostram o tipo de atendimento necessário. É possível escolher o atendimento para picada de animais peçonhentos, por exemplo, assalto a mão armada, afogamento, parada cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros.
Após selecionar o tipo de atendimento, basta colocar o nome do paciente, a idade e selecionar o local do resgate.
Ao chegar no local apontado pelo usuário para o socorro, o responsável pelo atendimento já vai ter todos os dados do usário - previamente cadastrados no app. Num primeiro momento a plataforma será voltada apenas para deficientes auditivos. Porém, a expectativa do inventor é que, até o fim do ano, qualquer pessoa tenha acesso aos atendimentos, com funcionamento nos 26 estados e no Distrito Federal.
Homenagem na Câmara é reconhecimento
O trabalho desenvolvido por Eder Almeida ganhou reconhecimento da Câmara Municipal. Defensor das causas de pessoas com deficiências, o vereador Jorge Santos (Republicanos) concedeu o diploma de “Honra ao Mérito” ao enfermeiro. “O aplicativo oferece uma maneira acessível e eficaz para essas pessoas solicitarem ajuda e receberem atendimento rápido, o que pode salvar vidas”.
A sessão solene ocorreu na noite desta terça-feira (14), no plenário Amynthas de Barros. “Extremamente valoroso é saber que estamos no caminho certo e que o projeto que foi pensado ainda na época do mestrado está fazendo diferença na vida da população menos privilegiada”, disse Eder Almeida.