Um levantamento realizado pelo Datafolha mostrou que 47% dos brasileiros são contra a volta do horário de verão. A mesma porcentagem se mostra a favor do retorno da medida e outros 6% afirmam ser indiferentes à retomada do mecanismo, extinto em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar da divisão de opiniões, o apoio à mudança do relógio é o menor dos últimos sete anos.
Em comparação aos levantamentos anteriores, de setembro de 2017 e o mesmo mês de 2021, o percentual de entrevistados que se disseram favoráveis vem recuando, enquanto a rejeição cresceu.
Em 2017, 58% eram favoráveis ao horário de verão, e 35%, contrários. Já em 2021, 55% aprovavam a medida e 38% eram contrários.
Na região Sudeste, o percentual de favoráveis é de 51% contra 44% contrários, com três pontos de margem de erro. Já entre os moradores da região Nordeste, o percentual de favoráveis é de 51% ante 43% contrários (coincidindo no limite da margem de erro de quatro pontos).
No Sul, 52% deram uma resposta positiva e 43% opinaram negativamente, mas a margem de erro para a região é de seis pontos.
A pesquisa foi feita pelo Datafolha entre os dias 7 e 8 de outubro, por meio de 2.029 entrevistas em 113 municípios de todo o país. O nível de confiança é de 95%, e, para o total da amostra, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais:
Leônidas Oliveira lança livro sobre evolução do barroco e influência cultural na arquitetura
Fuad Noman afirma que concluiu tratamento contra câncer Fuad Noman afirma que concluiu tratamento contra câncer
Engler afirma que irá se encontrar com Zema nesta quarta para selar apoio no 2° turno