Quase 100 ônibus já foram fiscalizados em Belo Horizonte este ano. Três foram recolhidos ao pátio do Detran-MG e 36 tiveram a autorização de tráfego retida. Os problemas mais encontrados durante os 15 dias de operações junto às empresas responsáveis pelo transporte público foram ar-condicionado com defeito e pneus em más condições, além de avarias no sistema de freio de portas. Por conta dessas irregularidades, foram emitidas 203 autuações.
A ação vem ocorrendo desde o mês passado na porta das garagens e mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no WhatsApp, no PBH App e, também, no portal de serviços da prefeitura (clique aqui para acessar). Outro objetivo da operação é buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego.
Com essas irregularidades, as empresas concessionárias deixam de receber a remuneração complementar em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.
A previsão é que a operação siga nas próximas semanas até fiscalizar as 30 garagens que integram o sistema de transporte da capital.