Coloridos e impactantes, os grafites em muros e viadutos já fazem parte dos muitos cenários que compõem Belo Horizonte. E a arte urbana, ao que tudo indica, recebeu o reconhecimento do prefeito Alexandre Kalil (PHS). O chefe do executivo anunciou, pelas redes sociais, a criação de um projeto para incentivar os grafiteiros da capital.
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) 1 de fevereiro de 2017Atenção, grafiteiros. Preparem-se. Vem aí o Projeto Profeta Gentileza. Vejam quem ele foi. https://t.co/5tSemRwjfG
O denominado "Profeta Gentileza" ainda não foi detalhado pela prefeitura de BH, mas já diverge da ação do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para “limpar” murais grafitados pela capital paulista. A atitude do tucano divide opiniões e tem gerado uma onda de manifestações contrárias.
Em BH, o projeto que incentivará os artistas urbanos deve ser lançado em breve. '“Atenção, grafiteiros. Preparem-se. Vem aí o Projeto Profeta Gentileza. Vejam quem ele foi”', postou Kalil no twitter. O post do prefeito veio acompanhado do clipe da música "Gentileza", da cantora Marisa Monte. A canção faz referência a José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza. Ele tornou-se referência nacional por fazer grafites peculiares sob um viaduto localizado na avenida Brasil, no Rio de Janeiro.