RESCALDO

Árvore de grande porte cai e destrói carro no bairro Santo Antônio, em BH

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
25/10/2022 às 09:59.
Atualizado em 25/10/2022 às 11:49

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Uma árvore caiu sobre dois carros no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte,durante o forte temporal que atingiu a cidade na tarde dessa segunda-feira (24). Ninguém ficou ferido. Segundo balanço do Bombeiros, mais de 300 chamados relacionados às chuvas foram registrados nas últimas 24 horas. 

O engenheiro civil Jan Pierre, de 29 anos, conta que levou um susto ao chegar no local onde estaciona o carro todos os dias para trabalhar e encontrar o veículo completamente destruído. "Foi desesperador. Eu estaciono aqui todos os dias às 8 da manhã e volto apenas depois das 17h", conta. 

Ele conta que, apesar de já estar quitado, o veículo não tinha seguro. Agora, ele pretende entrar com uma ação contra a Prefeitura da capital para reaver o prejuízo gerado pela queda da árvore.

"Eu sempre reparei que as árvores desta rua estão inclinadas, mas a gente não espera que isso aconteça. A Prefeitura tem que fazer o monitoramento para evitar esse tipo de acidente", reclama. 

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Thiago Henrique também teve o veículo atingido pela queda da árvore, no entanto, ele conta que o prejuízo foi menor. "Meu carro teve algumas avarias, mas o veículo de trás foi o mais atingido. Eu estaciono aqui todos os dias por trabalhar em uma empresa próxima", afirma. 

Ele também afirma que vai entrar com uma ação para pedir indenização pelo ocorrido. "A queda mostra que não havia nenhum monitoramento da árvore. E a Prefeitura deveria olhar os riscos que ela poderia gerar, não só para os carros estacionados, quanto para as pessoas que passam pelo local", disse. 

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Na manhã desta terça-feira (25), militares dos Bombeiros realizaram o corte da árvore para possibilitar a remoção dos veículos. 

O que diz a PBH?

Em nota, a Prefeitura de BH, por meio da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (SUZURB), afirmou que monitora as árvores da capital e os serviços de podas e supressões são realizados durante todo o ano, sendo um trabalho de ação continuada e preventiva, para evitar danos e desastres no período.

A PBH ressalta ainda que não havia solicitação de pedidos de vistorias tanto para a árvore da rua Rua Santo Antonio do Monte quanto para a Na Rua São Domingos do Prata.

"É importante reforçar que os serviços de manutenção em árvores e praças podem ser solicitados pelos canais oficiais da PBH de atendimento ao cidadão: o aplicativo PBH APP ou o site www.pbh.gov.br. O munícipe receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda", destaca o Executivo. 

Balanço

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 307 acionamentos relacionados às chuvas foram registrados nas últimas 24 horas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já a Defesa Civil de Belo Horizonte informou que recebeu 30 solicitações via telefone 199. Grande parte dos atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares nas regionais Leste, Noroeste e Oeste. 

Até o momento, seis das nove regionais da capital já superaram a média histórica de chuva para todo o mês de outubro. Segundo a Defesa Civil, a marca foi superada nas regiões Barreiro, Centro-Sul, Leste, Noroeste, Oeste e Pampulha.

Nas outras regionais, a Nordeste se aproxima da marca, com 91% da média climatológica. Já Venda Nova chegou a 63% da média, e a região Norte, 74%.

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por