Gravado nas Gerais

‘As Órfãs da Rainha’: filme de diretora mineira retrata Brasil Colônia e discute opressão à mulher

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
09/05/2023 às 20:45.
Atualizado em 09/05/2023 às 21:13

(Divulgação / Persona Filmes)

Um longa-metragem gravado em uma fazenda na cidade de Tocantins, na Zona da Mata, e dirigido pela diretora, professora e pesquisadora da UFMG, Elza Cataldo, chega ao cinema em todo o país nesta quinta-feira (11). 

“As órfãs da rainha” retrata o Brasil Colônia do século XVI e tem como foco a chegada da Inquisição no país. Apesar do recorte no passado, o longa discute temas atemporais, como a opressão às mulheres e os estigmas da intolerância.

A ficção conta a saga de três irmãs que vieram de Portugal com a obrigação de fundar as primeiras famílias brasileiras. O foco recai especificamente no momento em que um braço da inquisição portuguesa, Heitor Furtado de Mendonça, chega no Brasil.

(Divulgação / Persona Filmes)

Ao chegar a um lugarejo do Recôncavo Baiano - a fictícia Vila Morena, onde as irmãs Leonor, Brites e Mécia estão instaladas -, o obstinado inquisidor desestabiliza ainda mais a já frágil estrutura local, espalhando medo e insegurança.

Criadas como católicas, mas sem de todo apagarem os indícios da religião judaica, as irmãs acabam se tornando alvo de desconfiança do temido inquisidor. 

Para a gravação de “As órfãs da rainha” uma vila cenográfica foi erguida em uma fazenda no município de Tocantins.

"O cinema nos possibilita transformar um lugar em outro, uma pessoa em outra. Nós transformamos uma fazenda da cidade de Tocantins em Minas Gerais nesta localização do Recôncavo Baiano, graças a um trabalho imenso realizado por um conjunto de profissionais", comenta Elza o sobre a cenografia. 

O roteiro leva as assinaturas da própria diretora, junto a Pilar Fazito e Newton Cannito.

Elza Cataldo é formada em Cinematografia pela Universidade de Nanterre (França) e é doutora pela Sorbonne (França).

(Divulgação / Persona Filmes)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por