Às vésperas do Carnaval, PBH lança plano assistencial para acidentes que envolvem múltiplas vítimas
Ação poderá ser adotada em acidentes automobilísticos graves, desabamentos, incêndios e inundações
A menos de dez dias para o Carnaval 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta quinta-feira (20) a criação de um plano assistencial na área da saúde para prestação de socorro de múltiplas vítimas. A iniciativa integra as redes de urgência e emergência na tentativa de ampliar a capacidade de atendimento.
O plano poderá ser acionado em situações que envolvam grande número de vítimas, como acidentes automobilísticos graves, desabamentos, incêndios, inundações e acidentes com exposição a materiais biológicos ou químicos.
O documento padroniza os atendimentos e agrega recursos humanos e estruturais em situações de emergência que demandam uma resposta ampliada, organizada, ágil e superior ao que é oferecido na rotina da rede SUS-BH.
“É um avanço importante nas ações que Belo Horizonte já adota nas situações de emergência. Sentimos a necessidade de integrar ainda mais todos os níveis de atenção, como as UPAs e os hospitais. O objetivo é aprimorar o serviço prestado na capital e dar uma resposta mais coesa, rápida e eficaz a todas as vítimas de desastres, sempre que for necessário”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
O plano promove um alinhamento prévio de estratégias e estabelece um Centro de Coordenação de Crise. Dentro de cada perfil de catástrofe, o plano define o quantitativo de vítimas capazes de gerar sobrecarga às unidades de saúde, de acordo com critérios de gravidade, e o número total de leitos disponíveis.
Leia mais